Imagina chegar num restaurante em Palo Alto, Piazza Riace, encontrar com mais umas 50 brasileiras, saboreando uns croquetes de feijoada e umas mimosas? A dona e a Chef desse restaurante são Cariocas; Roberta Rosa e Dominique Hasse. Estávamos todas num terraço ao ar livre, trocando experiências e nos empoderando; foi maravilhoso!
No Café Bad Girl, nós aprendemos muito! Todas concordaram unanimamente que: continuaremos sendo´good girls´mas com muita firmeza! Quer uma amostra do que foi compartilhado?!
- Se alguém te falar que não está te entendendo seja por causa do seu ´sotaque´ou porque teu Inglês não é muito avançado…ai vai:
´Ai, desculpa, é difícil ser bilíngue! ´I´m sorry! It is hard to be bilingual, you know?!
- Não levemos nada para o lado pessoal! A forma mais direta – que para nós soa até agressiva – com a qual os Americanos se comunicam é um traço cultural deles. Nada a ver com a gente; não diz nada sobre seu respeito mas pode estar dizendo bastante sobre o locutor.
- Expresse-se com segurança e determinação; não se assuste e exponha sem meia-voltas; a tua opinião! Você será respeitada dessa forma – não aceite desaforos, não permita desrespeito com a sua pessoa. A sua opinião conta!
- Procure por seus direitos, eles existem e você tem que ter esse conhecimento para poder mostrar que sabe do que está falando. Não aceite um não! Procure se informar!
- Educação: você tem que ter voz e expor o seu ponto de vista primeiramente com o professor, depois com um superior caso não tenha obtido resultados satisfatórios. Voluntariar nas escolas dos filhos é fundamental. Uma vez que nós, mães brasileiras não passamos por esse sistema educacional, não sabemos de muitos detalhes importantes! O voluntariado lhe dá uma excelente oportunidade de aprendizagem que consequentemente beneficiará a sua família. Voluntarie não só dentro mas também fora da sala de aula. Durante o intervalo é que você poderá inclusive identificar conflitos e bullying. Aja com prontidão ao presenciar qualquer tipo de bullying! Toda escola tem um ´councelor´instrua seu filho/a a procurá-lo/a se precisa de ajuda.
- Use da pergunta retórica para que quando a pessoa esteja tentando desviar o assunto ou incriminar-te injustamente, por exemplo, você pause com um: ‘Wait a minute, are you saying that….?!’ – vocês vão ver como a pessoa dá um passo para traz rapidinho!
Muitas mulheres contribuíram com o nosso tema e até de longe recebemos apoio e carinho! Aqui está uma contribuição muito especial enviada de L.A., pela advogada Dra. Gisele Ambrósio. Um dia desses, Dra. Gisele estará conosco no Café! Leiam é lindo ❤
|
Abraçao!
Adri xxx