‘Mãe Brasileira’

Ser mãe expatriada não é mais fácil e nem mais difícil do que simplesmente, ser mãe!

Quando você é mãe no Vale do Silício, você fica só um pouquinho mais louca do que a média! Você vê ´todo mundo fazendo alguma coisa´. A primeira impressão é: nossa, eu não posso ficar com meus filhos em casa; esperando meu visto de trabalho chegar ou esperando meus filhos crescerem! Eu tenho que fazer Network, mesmo que com meu bebê no sling! Eu preciso inventar alguma coisa ou me reinventar! Para começo de conversa eu preciso  pelo menos estar vestindo uma´active wear´(roupa de ginástica) de manhã a caminho da escola do meu filho e carregar um copão de café do Starbucks na mão! Eu preciso me enquadrar! Eu não posso ficar para tras! Opa!

Você se frustra! Network não é o mesmo que amizade, filho pequeno cresce rápido, a vida gostosa de passear nos lindos parques com seu bebezinho, logo se transforma na correria da vida escolar! Você entra no esquema de voluntariado, se encontra perdida num mundo de papéis para ler, assinar, fazer doação, cobrar tarefas dos filhos, participar dos eventos da escola, lembrar de tudo, tudo, tudo e ainda fazer um bolo! Suas férias de Natal e Ano Novo no Brasil, aquelas 4 semanas…já não lhe pertencem mais! Puff!

Você vai aprendendo por etapas, de acordo com cada fase da vida de seus filhos. A cada fase, você paga um mico de diferentes tamanhos e proporções rs! Se o seu Inlglês não for lá essas coisas; teu filho não vai querer você  nem perto da escola! Voluntariar na classe dele?! Ou nos eventos de esportes dela?! ´Mãe, não precisa vir não!’ – é isso que algumas de nós escutamos! O lance da língua pesa bastante. Numa rodinha com outras mães americanas, se você não é fluente em Inglês, você poderá passar por ´café-com-leite´ numa conversa – o que não é nada agradável. Não vamos aqui julgar as que entre nós não tem o domínio da língua inglesa, vamos ao invés ´ajudar´.

Você ouve as mães americanas falando sobre:  walkathlon, prom, winter dance, spring danceAP´s, try out´s for sports, summer camps e você?! Sorri amigávelmente –  naquele momento parece que você está ouvindo a professora do Charlie Brown falando!

Amigos de sua filha na sua casa!? O que você serve?! Seus teens já te avisam assim:

´Mãe, por favor, pede pizza, compra refrigerante e mais nada, okay? Janta com arroz e feijao ou coxinhas, não precisa, tá mãe!? Love you!´

Então, tudo o que você teria que fazer seria: dar um pulinho no mercado e comprar o refri, um salgadinho, uma salsa , ou pedir pizza! chips salsa Mas…você é mãe BRASILEIRA!!! Imagina que você vai fazer issoooo!! Você faz bolo, pão de queijo, brigadeiro, torta, suco de laranja e de maracujá! Vai por na mesa aquele lanchinho da tarde! E mãe brasileira sai de cena? Nãooo! Somos faladeiras, fazemos piadas, falamos não só pelos cotovelos mas também pelos braços, mãos, pernas! Queremos que os amigos dos nossos teens se sintam em casa! E a expressão de felicidade nos rostos de nossos filhos?! rs! Ao final, somos sim, diferentes e a galera acaba sempre querendo se reunir aonde? Na casa da mãe brasileira 😉

Nesse mês de maio, organizamos um jantar para celebrarmos o dia das mães! Desfrutamos de um sábado muito agradável, com muitas risadas e emoções -compartilhando nossas dores e delícias!

cafe mae brasileira grupo 1

Mamães Brasil!

Não importam as suas escolhas; se você curte uma ´active wear´ ou não, se você trabalha fora ou não, se você está investindo nos estudos, na carreira, ou na famíla! O importante é que você seja uma mulher bem resolvida!

Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem! Clarissa Pinkola

cica piano

Ciça Quelhas Cardim, mãe, pianista, jogadora de volley profissional! Mora no Vale do Silício há quase um ano e dá um show de adaptação e atitude, literalmente!

Esse foi um evento em conjunto do nosso Café com Abraço e do grupo Mamães Brasil que foi fundado há 10 anos atrás por Keyla Zorzella e é liderado por Adriana Salamat – duas mulheres fortes! Hoje, temos um novo grupo de mães brasileiras: Mamães Brasileiras do Vale do Silício, criado por Bruna Graf que conta com Cláudia Ciunciunsky, como seu braço direito. Esse grupo que acolhe tantas mamães aqui no Vale, também teve sua bela festa de dia das mães, num parque, e foi sucesso!

bruna and Claudia

Bruna Graf e Claudia Ciurciunsky do Mamães Brasileiras do Vale do Silício

Mulheres brasileiras colocando <3 no Vale do Silício!

Vem com a gente!

Próximo encontro do Café com Abraço:

Café Beleza Pura! Venha conversar sobre a nossa beleza interna e externa! O que você esta fazendo de bonito por aqui!? Conta pra gente!

Dia 11 de junho, das 13h30 as 17hrs, no Testarossa Winery em Los Gatos!

Abracos,

Adri xxx